Compartilhe...

Share
    • 02 NOV 17
    • 0

    “Quando é que eu vou tirar meu aparelho?”, “O ajuste dos elásticos significa que eu estou quase terminando o tratamento?”, “Agora que eu removi o aparelho, meu sorriso ficará assim?”…

    Estas são algumas das perguntas comuns entre adultos e crianças que estão sendo submetidas a um tratamento ortodôntico em nosso consultório. E o questionamento é bastante válido, afinal, embora os procedimentos sejam diferentes de caso para caso, todos os tratamentos passam por algumas etapas específicas antes de sua finalização. Saber em qual etapa você está vai ajudar você a entender o progresso do seu tratamento.

    É dessas etapas de um tratamento Ortodôntico que falaremos nesse post.

    Quais são as etapas de um tratamento na Ortodontia?

    O tratamento ortodôntico geralmente ocorre em vários estágios e algumas pessoas passarão por esses estágios mais de uma vez antes da conclusão do tratamento. Geralmente, o número de etapas dependerá da gravidade do problema e do tipo de aparelho dentário utilizado para corrigir a posição do sorriso.

    Separamos um resumo do que você pode esperar nas etapas principais do tratamento:

    1 – Planejamento

    Tudo começa com a fase de diagnóstico, em que o ortodontista faz uma série de exames para entender como ele pode realinhar os seus dentes e mandíbula da forma mais efetiva. Portanto, você passará por uma série de exames que incluem:

    • Avaliações médicas e dentárias –  O objetivo desta avaliação é garantir que a sua saúde médica e odontológica esteja completamente em ordem antes do início do tratamento. Você não pode começar um tratamento ortodôntico se ainda sofre com cáries, por exemplo.
    • Modelo de estudo (moldes / impressões de mordida) – Os moldes com a impressão da mordida do paciente permitem que o ortodontista analise a posição de cada dente e como ele se relaciona com os outros dentes.
    • Raios-X – Os raios-X são ferramentas fantásticas para visualizar possíveis complicações ou danos pré-existentes na articulação do maxilar. Os raios-X também permitem que o ortodontista veja a posição exata de cada dente e sua (s) raiz (s) correspondente (s).
    • Fotografias – Muitos ortodontistas gostam de registrar o “antes, durante e depois” do rosto e dos dentes para avaliar o progresso do tratamento e o impacto que o tratamento está tendo na forma do rosto do paciente. Assim, é possível avaliar de forma visual a simetria do rosto e os resultados de todos os procedimentos.

    2 – A fase ativa do tratamento

    Com os exames acima em mãos, nessa fase o ortodontista irá desenvolver um plano de tratamento personalizado para o paciente. Em seguida, o profissional vai recomendar quais são os aparelhos ortodônticos necessários para mover os dentes para o alinhamento adequado.

    Existem diferentes tipos de aparelhos ortodônticos, entre fixos ou removíveis. Então, é nessa etapa que você de fato irá colocar o aparelho ortodôntico de acordo com o seu tipo de problema e tratamento.

    3 – Etapa de ajustes regulares

    Seja qual for o aparelho ortodôntico em seu tratamento, o ortodontista irá ajustá-lo regularmente para garantir que a pressão adequada continue sendo aplicada aos seus dentes. Por isso, a etapa de ajustes é essencial.

    Nela, você deve visitar o ortodontista em intervalos pré designados que normalmente ocorrem a cada 4-7 semanas. Em cada visita, o seu dentista monitora o progresso e faz ajustes e modificações, conforme necessário. As chaves são apertadas, os elásticos são alterados e os suportes quebrados são substituídos.

    4 – A etapa de retenção

    Quando os dentes tiverem sido alinhados corretamente, significa que a parte mais complicada do tratamento ortodôntico é finalizada. Mas depois disso, o ortodontista irá criar um retentor personalizado para a sua boca.

    Os retentores precisam ser usados diariamente por um período de tempo. O objetivo do retentor é garantir que os dentes não comecem a voltar para suas posições originais, desalinhando novamente o sorriso. Durante a fase de retenção, os retentores ajudam a estabilizar os dentes no alinhamento correto e se negligenciado o seu uso, o paciente corre o risco de ver o seu sorriso ficar novamente torto.

    Então, agora você sabe quais são as principais etapas de um tratamento ortodôntico.

    E você, em qual etapa está? Quer saber mais sobre o assunto? Continue nos acompanhando aqui e em nossas Redes Sociais!