Compartilhe...

Share
    • 16 NOV 17
    • 0

    Se você pretende começar um tratamento ortodôntico, precisa estar ciente de que os cuidados com a sua saúde bucal serão um pouco mais complicados assim que você colocar o seu aparelho. É esse equipamento ortodôntico é cheio de espaços pequenos que retêm a comida – e você já deve saber que restos de comida nos dentes podem gerar uma série de outros problemas. E se você não tomar o devido cuidado, você pode quebrar alguma das partes do aparelho ortodôntico, fazendo com o tratamento
    tenha de ser prolongado.

    Por tudo isso, é bastante importante que você tenha uma série de cuidados com o seu aparelho dentário. Para te ajudar, separamos uma série de dicas que você precisa colocar em prática de maneira simples enquanto faz o seu tratamento ortodôntico.

    Como cuidar do aparelho dentário?

    1 – Escove os dentes

    Escove os dentes após cada refeição (lanches também contam), use enxaguante bucal após a escovação e utilize fio dental pelo menos uma vez por dia. Nesse processo, tome cuidado de limpar todos os dentes individualmente, e cheque o espelho várias vezes para conferir se a limpeza foi feita de maneira correta. Além disso, lembre-se de retirar os acúmulos de sujeira debaixo dos acessórios metálicos e em volta dos braquetes, no caso dos aparelhos fixos.

    No caso dos aparelhos móveis, após fazer a higiene da sua boca, é hora de limpar também o seu aparelho. Use a pró escova dentária ou conte com o auxílio de produtos específicos, como pastilhas e soluções especiais para a limpeza desses aparelhos. Consulte o seu dentista para definir qual é a melhor opção para você.

    Isso tudo pode parecer exagero, mas negligenciar sua higiene bucal pode levar a sérios problemas na saúde dos seus dentes. A escovação deficiente pode causar manchas desagradáveis, gerar placas e forçar você a estender o seu tratamento ortodôntico.

    2 – Não mexa no aparelho, e evite atividades que gerem atritos

    Os choques ou impactos envolvendo o aparelho ortodôntico são mais comuns do que se imagina. Mas se você pratica algum esporte, temos boas notícias: você pode manter o seu aparelho seguro com o auxílio de protetores bucais para evitar danos aos braquetes ou aos próprios dentes durante o exercício.

    Porém você precisa prestar atenção a alguns outros hábitos que podem impactar o seu aparelho, como roer unhas, mastigar pontas de canetas, morder alimentos duros ou fibrosos e abrir embalagens com os dentes. Essas atitudes podem prejudicar o seu tratamento.

    Além disso, não mexa nos fios, arcos e bráquetes, mesmo que eles tenham se soltado. É que fazendo isso você risco em danificar ainda mais aparelho. Se você sente que o aparelho está incomodando, simplesmente vá ao dentista.

    3 – Tome cuidado com o que come

    É bem provável que quando você iniciar um tratamento, o seu ortodontista lhe oferecerá uma lista de alimentos que devem ser evitados quando você estiver usando aparelhos ortodônticos. Em todo caso, o ideal é evitar alimentos duros, pegajosos, gosmentos ou fibrosos, já que eles podem ficar presos nas chaves, podendo até deslocar ou quebrar os braquetes.

    4 – Visite o Ortodontista Regularmente

    Finalmente, nossa última dica é que você visite o seu dentista regularmente para os ajustes em seu aparelho. Essas consultas são essenciais porque você pode aproveitá- las para esclarecer dúvidas sobre o tratamento e verificar o progresso da correção do alinhamento dos seus dentes.

    Ao mesmo tempo, importante que você continue com visitas regulares ao seu dentista geral enquanto está sendo submetido a um tratamento ortodôntico. É que os exames de rotina podem auxiliar na prevenção de cáries ou doença das gengivas. Seu dentista geral também pode aplicar tratamentos de flúor para fornecer uma proteção adicional às superfícies dentárias enquanto você está usando aparelhos.

    Ter aparelhos ortodônticos em seus dentes significa que você vai precisar prestar um pouco mais de atenção à sua boca, mas deu para perceber que nenhum dos cuidados é impossível de ser aplicado na prática. Além disso, os resultados sempre valem a pena.

    Se você tem alguma dúvida ou outra dica de cuidado, fale com a gente! E se quiser continuar recebendo dicas como essas, basta continuar acompanhando o nosso blog!