Ortodontia onde são utilizados os aparelhos metálicos ou estéticos (porcelana ou safira) individualizados e em alguns casos aparelhos acessórios.

É indicada para todas as idades desde que o paciente já esteja com a dentição permanente completa ou quase completa. Tem o objetivo de tratar o posicionamento dos dentes para que o paciente tenha uma boa dentição (alinhada, nivelada e adequada a sua face).

Isto proporcionará uma ótima saúde bucal, pois além de um sorriso agradável, o alinhamento dos dentes é fundamental para manutenção de condições adequadas de higiene bucal. Se o paciente ainda estiver em fase de crescimento, pode-se agir em alguns crescimentos desfavoráveis  melhorando a anatomia da face.

O foco da ortodontia é avaliar a posição dos dentes e definir a melhor forma de correção, considerando o Padrão Facial do paciente (definida pela genética familiar). Casos mais severos, onde além de má posição dos dentes, encontramos discrepâncias consideráveis na face, são tratados com ortodontia e cirurgia ortognática e trazem excelentes benefícios à face e à  oclusão.

Benefícios do tratamento ortodôntico:

  • Sorriso agradável, bonito e saudável!
  • Dentes e o periodonto saudáveis (gengiva e ossos que circundam os dentes), pois dentes alinhados são mais fáceis para higienizar;
  • Correção da Oclusão (contato dos dentes superiores com os inferiores), proporcionando uma mastigação adequada e distribuição correta das forças mastigatórias;
  • Face e lábios agradavelmente bem posicionados;
  • O tratamento ortodôntico pode auxiliar no tratamento de (alguns tipos) de dor de cabeça e disfunção na ATM.