Compartilhe...

Share
    • 29 DEZ 17
    • 0

    Você sabia que em muitos casos, a solução para uma dor de cabeça está em um consultório de dentista, e não na clínica do seu médico geral? Parece estranho, mas é verdade, e vamos explicar…

    As dores de cabeça são um problema bastante comum, e variam muito de pessoa para pessoa: algumas vezes a dor é evasiva, outras irritantes, e às vezes ela chega a ser insuportável. Em todos os casos, o distúrbio afeta a qualidade de vida, e pode gerar uma série de desconfortos.

    Quem sofre de uma dor de cabeça constante costuma procurar atendimento médico para entender a origem do problema e alcançar a melhor solução. Por vezes, o médico consegue remediar a situação, mas quando o problema persiste mesmo o após o uso de medicamentos, você pode estar lidando com uma dor relacionada a sua saúde bucal.

    O que desencadeia uma dor de cabeça?

    É preciso entender que toda a estrutura de nervos, músculos e articulações na face é interligada, e por conta disso, muitos problemas odontológicos podem ser os causadores de dores de cabeça persistentes.

    Quando a cefaléia, como também é conhecida, está ligada a um problema dental, geralmente ela é resultado da tensão muscular irregular na região da face e mandíbulas. Essa tensão é também um sintoma de má oclusão, ou dentes desalinhados.

    Ter dentes desalinhados significa que a sua mordida não está sendo feita de maneira correta, e que sua mandíbula e maxilar não encaixam como deveriam. Esse “desencaixe” faz com que os músculos da face tenham que trabalhar mais para compensar a mordida incorreta, o que causa a dor nos dentes que pode irradiar para o restante da cabeça.

    Qual é a relação entre dor de cabeça e a Odontologia?

    Existem diferentes estudos que indicam a relação entre dor de cabeça e dentes não alinhados, a maioria deles indica que problemas na mandíbula, em especial na articulação temporomandibular (ATM), que liga a boca ao crânio. Esse distúrbio pode ser o responsável por muitas disfunções no organismo.

    Entenda: A má posição dos dentes afeta o ATM, uma articulação que fica localizada na frente do ouvido e que é protegida por meio do encaixe perfeito dos dentes. Logo, quando os dentes estão tortos e não alinhados, a ATM não funciona corretamente, o que pode desencadear fortes dores de cabeça e enxaquecas. Em casos mais extremos, ainda, uma ATM que não esteja bem encaixada, pode levar a perfuração ou deslocamento mandibular.

    Diagnóstico de uma dor de cabeça causada por dentes não alinhados

    Se você desconfia de problemas no alinhamento dos seus dentes, ou de que sofre com o bruxismo, e sente dores na cabeça constantes, busque um consultório odontológico para a avaliação com o seu dentista. O profissional vai fazer uma série de exames para entender se os sua mordida é feita de maneira correta, se os seus dentes estão desgastados, ou se você tem algum outro problema dental que pode ser responsável pela dor de cabeça.

    No caso de dentes tortos, apinhados, ou com algum desalinhamento, o Ortodontista poderá indicar o melhor tratamento. Esses problemas na boca podem ser corrigidos com aparelhos ortodônticos, próteses e implantes. Aliás, no caso específico dos aparelhos dentários, vale lembrar que já falamos sobre Ortodontia aqui no blog, e você pode ler nossas últimas postagens para entender um pouco mais sobre o assunto.

    Finalmente, quando a dor de cabeça está ligada ao alinhamento dos dentes, a melhor solução é buscar ajuda em um consultório. Quando você corrige a posição dos dentes, você vai perceber uma melhora, e até mesmo a cura da dor, e além disso, ainda vai comer e falar melhor, e ter um sorriso muito mais bonito. São vários benefícios, não é mesmo?

    E você, sente dores de cabeça constante? Acha que o problema pode estar ligado ao alinhamento do seu sorriso? Entre em contato com a gente e agende uma avaliação!