Compartilhe...

Share
    • 19 JUL 17
    • 0

    ATM é a articulação que liga a mandíbula ao crânio, chamada Articulação Temporomandibular. Trata-se de uma espécie de dobradiça, uma das articulações mais usadas do nosso corpo. Quando essa articulação apresenta problemas, o paciente pode sentir estalar o maxilar ao abrir a boca, dor facial, de cabeça, de ouvido e até de garganta. O maxilar pode inclusive travar, impedindo a abertura ou fechamento da boca.

    Muitas podem ser as causas que predispõem ao distúrbio da ATM. Uma pancada, um bocejo, desalinhamento das mandíbulas, ligamentos frouxos, problemas de oclusão ou apertamento dentário. Pode ser resultado de uma fratura ou apenas um desencaixe dos ossos. Artrite também pode ser uma das causas. Para diagnosticar corretamente, seu dentista pode necessitar de exames como radiografias, tomografias ou ressonância magnética.

    Como o distúrbio da ATM afeta a mastigação?

    O problema no maxilar pode tornar a mastigação bem dolorosa. Abrir a boca para dar mordidas maiores pode ser bem difícil. Mastigar alimentos duros também. Então o recomendado é priorizar alimentos pastosos ou macios ou ingeridos em pequenos pedaços por vez.

    E as dores de cabeça e de ouvido?

    Elas podem ser fracas, mas irritantes ou então agudas. Podem piorar quando você move sua mandíbula para falar, comer ou bocejar. Evite o uso excessivo da articulação, como ao mascar chicletes. Isso pode piorar a dor.

    Bruxismo ou problemas na mordida também podem afetar ainda mais o distúrbio Temporomandibular e acentuar as dores de cabeça e ouvido. Além de dores, o distúrbio da ATM pode causar zumbido, pressão nos ouvidos e até perda auditiva. Quando os tratamentos convencionais para problemas na audição não estiverem surtindo efeito, é recomendado procurar um especialista em oclusão para avaliar se a causa não está na ATM.

    Sono e distúrbio da ATM

    A posição na qual você costuma dormir pode agravar o quadro. Deitar de lado ou de barriga para baixo coloca pressão a mais sobre a ATM, desalinhando ainda mais a mandíbula. O ideal seria dormir de barriga para cima. Menos pressão, menos sintomas. Assim você não acordará já com a mandíbula rígida e doendo.

    O bruxismo também deve ser tratado. As placas para uso noturno evitam o ranger de dentes, que prejudica a articulação da mandíbula.

    Tratamentos

    A ortodontia é uma opção de tratamento para pacientes que sofrem de distúrbios da ATM decorrentes de maloclusão. O tratamento ortodôntico corrige a posição do maxilar e o desalinhamento de dentes. Já os pacientes com bruxismo podem usar as placas para relaxamento muscular.

    Aqueles que desenvolveram distúrbio da ATM por estresse podem procurar auxílio em exercícios físicos, respiratórios ou tratamentos psicológicos adequados ao caso.

    A cirurgia artroscópica é uma possibilidade, mas deve ser considerada como último recurso. A reabilitação pós cirúrgica é extensa e são necessários mais estudos sobre a segurança e eficácia desse procedimento. Especialistas recomendam fortemente o uso de tratamentos mais conservadores, que não invadam os tecidos do rosto, mandíbula ou articulação. Mesmo quando os distúrbios da ATM se tornaram persistentes, a maioria dos pacientes ainda não precisa de tipos agressivos de tratamento.

    disturbio da ATM

    Fonte: NIHMy Smile – My Identity

    SalvarSalvar

    SalvarSalvar

    SalvarSalvar

    SalvarSalvar

    SalvarSalvar