Compartilhe...

Share
    • 15 JUN 17
    • 0

    Quando você opta por aparelhos removíveis, já deixou para trás muitos motivos de desgaste. Alimentos presos ao aparelho, a dificuldade de higienização e lesões nas bochechas pelo contato com bráquetes são alguns exemplos. Com os removíveis isso não acontece, mas ainda assim existem alguns pequenos desconfortos ao longo do processo que vamos descrever aqui.

    Botões ou Atachments amarelados pela comida

    A maioria dos casos podem ser tratados apenas com as placas removíveis. Mas os casos de maloclusão mais severos podem precisar de atachments ou botões. São pequenos pedaços de material adesivo, presos a alguns dentes, para criar uma área maior de suporte e fixação. Eles funcionam como âncoras, que movimentam mais esses dentes do que outros. Esses botões, quando em contato com alimentos ricos em corantes, podem absorver a cor desses alimentos. Esteticamente, criaria um efeito não muito agradável de manchas nos dentes. Quando você escolhe um aparelho invisível, quer justamente contar com o fator discrição, não é? A solução é evitar comidas com corantes.

    Botões ou atachments fixados a alguns dentes. São bastante discretos, pois possuem a mesma cor dos dentes.

    Saliva acumulada dentro do aparelho

    É algo invisível, mas que o paciente consegue sentir. As placas podem reter saliva e você pode ter o ímpeto de forçar a língua contra o aparelho para esvaziá-lo.

    Esqueças as unhas grandes

    Para tirar o aparelho você terá de usar os dedos. Unhas grandes aqui podem ser um problema, uma vez que podem machucar a gengiva e mesmo infectar a boca. Há quem deixe apenas as unhas dos polegares bem curtas para usá-los na retirada do aparelho. Mas seu ortodondista pode fornecer um ganchinho para auxiliá-lo a tirar o aparelho, salvando suas unhas.

    Nos dias de troca de aparelho os dentes doem um pouco

    A cada 15 dias você trocará seu removível por um novo. Isso provocará uma movimentação dos dentes na arcada, o que deixará a região um pouco dolorida nos dois primeiros dias. Embora desconfortável, ainda assim dura menos tempo que os aparelhos tradicionais, que são tracionados apenas uma vez por mês, mas de forma mais intensa, o que deixa os dentes doloridos por mais tempo.

    Converse com seu dentista sobre qualquer desconforto que possa surgir ao longo do tratamento. Ele terá dicas importantes sobre como evitar alguns problemas e a lidar com outros.