Compartilhe...

Share
    • 11 OUT 17
    • 0

    Se você está utilizando aparelho ortodôntico, já deve ter percebido que o caminho até um sorriso saudável pode ser também um pouquinho doloroso. Mas a parte boa é que a dor provocada por esses tratamentos costuma ser passageira e pode ser facilmente tratada. Aliás, várias atitudes podem ser tomadas na hora de aliviar a dor do aparelho ortodôntico.

    Como reduzir o incômodo do aparelho ortodôntico?

    Para que o tratamento ortodôntico traga bons resultados, você provavelmente precisa visitar o seu ortodontista a cada quatro ou seis semanas. Essas visitas de acompanhamento servem para que o dentista veja o progresso do tratamento e ajuste o seu aparelho quando julgar necessário.

    É nessa hora que muitas vezes as dores e incômodos aparecem. Isso porque para ajustá-lo, em alguns casos o ortodontista aperta o aparelho, aumentando a pressão que os fios exercem sobre os seus dentes. E, para reduzir a dor e o desconforto do aparelho ortodôntico você pode seguir essas 9 dicas:

    1 – Use gelo ou consuma comidas e bebidas frias

    Aplicar pacotes de gelo ou ingerir alimentos frios vai ajudar a aliviar a dor. Aliás, o gelo é excelente na hora de reduzir a dor, inchaço e inflamação. Então, se você sente incômodos por conta do aparelho ortodôntico, a primeira dica é que você aplique gelo na área, ou coma algo gelado (como sorvetes, picolé e etc.).

    2 – Coma alimentos macios

    Depois que o seu aparelho ortodôntico é apertado, é bem provável que suas gengivas e dentes fiquem um pouco mais sensíveis. Essa sensibilidade pode dificultar a ingestão de certos alimentos.

    Portanto, evite alimentos sólidos, crocantes ou duros, como legumes e frutas cruas. Na hora de se alimentar, prefira alimentos e bebidas mais suaves, como batidas, iogurte, sopas e purê de batatas. Quando a dor diminuir, você vai poder voltar a comer normalmente.

    3 – Faça bochechos com água salgada

    Em alguns casos, o incômodo do aparelho ortodôntico vem das pequenas feridas que se formam nas bochechas e gengivas (enquanto você se adapta ao aparelho). Para reduzir a irritação e aliviar a dor, faça bochechos com água salgada por cerca de 60 segundos.

    4 – Massageie suas gengivas

    Assim como em outras partes do seu corpo, uma massagem pode relaxar os músculos e aliviar a dor muscular. Logo, massagear suas gengivas com os dedos também pode ajudar a reduzir o incômodo provocado por aparelhos ortodônticos, reduzindo os inchaços e fazendo com que as partes mais apertadas do aparelho fiquem um pouco mais confortáveis.

    5 – Use protetores bucais

    Esse tipo de proteção é mais comumente usada por praticantes de esportes ou atividades físicas, mas eles também podem ser benéficos se os fios do seu aparelho estiverem causando feridas ou desconforto nas bochechas ou outras áreas de sua boca. Nesse caso, antes de optar por um protetor bucal, converse com o seu dentista para saber qual é o mais efetivo em seu tratamento.

    6 – Mastique um mordedor congelado

    Muitas pessoas acreditam que os mordedores são apenas eficientes para os bebês, mas isso é um erro. Na verdade, eles podem ser bastante úteis na hora de lidar com dores causadas por aparelhos ortodônticos.

    A dica aqui é que você congele o mordedor, e depois que ele estiver gelado, simplesmente coloque-o em sua boca. Você também pode mastigá-lo de forma gentil na área da sua boca que dói mais.

    7 – Aplique cera ortodôntica

    Se você sente bastante irritação na parte interna das suas bochechas, em suas gengivas ou até em seus lábios por causa do aparelho, a cera ortodôntica pode ser um remédio eficiente. Ela é uma cera que deve ser aplicada ao metal do aparelho para reduzir o incômodo do tratamento.

    8 – Use anestésicos

    Em alguns casos, quando há dores em áreas muito específicas da boca, converse com o seu dentista sobre a possibilidade do uso de anestésicos locais. No entanto, certifique-se de conversar com o ortodontista antes de ingerir qualquer medicação, já que apenas ele é capaz de avaliar a necessidade de anestésicos. Além disso, lembre-se de aplicar apenas o indicado pelo profissional.

    9 – Tenha paciência

    Finalmente, tenha sempre em mente que o desconforto causado por aparelhos ortodônticos vai passar assim que o seus dentes e sua boca se adaptarem ao ajuste do tratamento. Por mais incômodo que pareça, a dor durante o tratamento é normal já que o seu dente está se movendo para o alinhamento correto do sorriso.

    Por isso, tenha paciência! No final do tratamento, você vai ver que tudo vai valer a pena: você vai ter dentes mais alinhados, bonitos, e consequentemente mais saudáveis.

    Gostou das dicas? Tem alguma outra dúvida? Continue nos acompanhando aqui e em nossas Redes Sociais.