Compartilhe...

Share
    • 27 JUL 17
    • 0

    extrair dente

    Extração ortodôntica é nome do procedimento usado para extrair um dente usando aparelho ortodôntico. É um processo lento, que pode levar meses e que parece não fazer muito sentido. Por que levar tanto tempo para extrair um dente se posso fazer isso numa cirurgia simples, em algumas poucas horas, no consultório?

    Se você entender como funciona todo o processo e seus resultados, fica mais fácil compreender a necessidade em alguns casos.

    Como é feita a extração?

    O aparelho será colocado de forma a tracionar esse dente para fora do osso, lentamente. A vantagem desse procedimento é que a medida em que o dente vai se afastando da arcada, tanto o osso quanto a gengiva tendem a acompanhá-lo. Ao final do processo, o paciente terá ganho de tecido ósseo e de gengiva, eliminando a necessidade de uma cirurgia de enxertos, tanto ósseo quanto de gengiva. Isso é indicado para os casos em que é preciso recuperar o osso para aplicação de implantes. O processo costuma levar de um a quatro meses em média.

    Para que extrair um dente e colocar um implante no lugar?

    Há casos em que o dente em questão apresenta problemas e precisa ser extraído. Raízes fraturadas, cárie na raiz sem chance de tratamento, fratura do dente ou necessidade de um dente mais forte para segurar uma prótese são alguns exemplos.

    Quem precisa de enxertos?

    Pacientes com osso de mandíbula muito fino ou mole, que não daria suporte adequado ao implante.

    A cirurgia de enxerto é complexa?

    O cirurgião retirará um pedaço de osso de outra área do seu corpo ou usará um material sintético para enxerto ósseo. Você terá que esperar de quatro a seis meses até que o enxerto crie um novo osso, forte o suficiente para garantir a estabilidade do implante.

    Qual tratamento escolher?

    Não apenas o tempo de tratamento deve ser levado em conta, mas o número de cirurgias complexas necessárias ao processo. Na extração ortodôntica, o tempo entre a mecânica ortodôntica e a colocação do implante leva em média 4 meses, com uma cirurgia apenas para a colocação do implante. Já o tempo entre a cirurgia de enxerto, recuperação óssea e nova cirurgia para colocação do implante leva em média 6 meses. Somente seu dentista vai avaliar a melhor saída para seu caso.

    Assista a um vídeo de extração ortodôntica com colocação de implante (produzido por Saúde Oral MP)

    Assista a um vídeo de extração cirúrgica, enxerto e colocação de implante (produzido por Dr. Marcelo Nanni)

    Fonte: S.I.N.

    SalvarSalvar