Compartilhe...

Share
    • 31 JAN 18
    • 0

    A decisão de fazer um tratamento ortodôntico é bastante importante, já que ao final dele você vai ter um sorriso saudável e bastante bonito. Acontece que o tratamento em si não é sempre tão fácil assim, e por vezes, o uso de aparelhos dentários pode ser um pouco desconfortável.

    Seja por uma uma pontinha de fio espetando, um bráquete que incomoda, uma peça que se quebra e machuca a gengiva, ou a própria pressão exercida pelos fios: a gente entende que à vezes o aparelho ortodôntico pode sim incomodar.

    Nessas horas, algumas atitudes simples e práticas podem ajudar a diminuir o desconforto. E é sobre essas atitudes que vamos falar hoje.

    O que fazer quando o aparelho estiver incomodando? Dicas práticas!

    Separamos algumas dicas para quando o seu aparelho ortodôntico estiver machucando a sua boca, dentes e mucosas.

    1 – Converse com o seu ortodontista

    Se você está sofrendo com muitas dores, sente que uma peça se quebrou ou está incomodando muito, a primeira coisa que você deve fazer é conversar com o seu ortodontista. Ele poderá fazer os ajustes em seu aparelho, cortando pontas que machucam, ou aplicando uma proteção nas partes que estiverem incomodando.

    2 – Use cera ortodôntica

    A cera ortodôntica cria uma camada de proteção entre os fios do aparelho e a sua boca, evitando o atrito e os machucados. Converse com o seu ortodontista para que ele lhe dê um pacote, ou compre na farmácia.

    3 – Faça bochechos e gargarejos com água salgada

    Em alguns casos, feridas podem se desenvolver em suas bochechas e gengivas porque você ainda não se adaptou com o aparelho. O bochecho por cerca de um minuto com água salgada pode reduzir a irritação e aliviar a dor.

    4 – Dobre os fios do amarrilho com um lápis

    Essa dica deve ser feita com cuidado, para não quebrar o seu aparelho. O amarrilho é uma ligadura metálica usada em alguns tipos de aparelhos. Muitas vezes a amarração dele acaba ficando para fora, o que incomoda e machuca a boca. Se você observa que esse é o seu caso e não conseguiu agendar uma consulta com o ortodontista, vocë pode usar a borracha da ponta de um lápis para empurrá-la de volta para dentro.

    5 – Reposicione os fios soltos na parte de trás do aparelho

    Alguns tipos de aparelhos ortodönticos usam fios flexíveis que comummente se dobram e saem para fora dos tubos de encaixe. Se isso acontecer e estiver incomodando, com cuidado, vocë pode utilizar uma pinça para recolocá-los na posição original. Mas só faça isso se você não conseguiu agendar uma consulta com o seu ortodontista anteriormente, o o fio está incomodando bastante.

    6 – Corte os fios que quebraram

    Se o fio do seu aparelho se quebrar e ficar com uma ponta machucando, use um cortador de unhas ou um alicate pequeno para cortar a pontinha. Faça isso com cuidado, e avise imediatamente o seu dentista já que o aparelho perde efeito quando tem uma de suas partes quebrada.

    7 – Use acessórios para proteger a sua boca

    Um protetor bucal pode ser extremamente eficaz quando se trata de proteger os tecidos da sua boca do incômodo do uso dos aparelhos. Você definitivamente deve usar protetores bucais enquanto pratica algum esporte ou atividades físicas, mas saiba que eles também podem ser benéficos em situações em que os fios ou braquetes estiverem causando feridas nas bochechas ou outras áreas de sua boca.

    8 – Massageie a sua gengiva

    Assim como uma massagem pode aliviar a dor muscular em outras partes do seu corpo, massagear suas gengivas com os dedos pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto causado por aparelhos ortodônticos.

    Qualquer que seja o seu incômodo com o aparelho, não exite em ligar para o seu ortodontista. Lembre-se que ele vai poder orientar você sobre as causas dos desconfortos, e a melhor solução para cada problema. E vale ter em mente também que o incômodo é passageiro, mas ao final de tudo, você vai ter uma boca bem mais saudável.

     

    Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente!