Compartilhe...

Share
    • 18 JAN 18
    • 0

    A maioria das pessoas não sabe exatamente o que é mordida cruzada até ter algum membro da família diagnosticado com a condição, ou até pesquisar um pouco mais sobre aparelhos ortodônticos. Fato é que o problema é até comum, mas pouco conhecido. E felizmente ele possui tratamento.

    Basicamente, existem dois tipos de mordidas cruzadas e ambas podem gerar dores no maxilar, disfunção da articulação temporomandibular e outras questões, como o recuo das gengivas. Esses efeitos colaterais são bastante indesejados, e por isso, exigem um acompanhamento de um dentista para a busca correção e opções de tratamento.

    O que é uma mordida cruzada?

    Uma mordida cruzada ocorre quando há um desalinhamento dos dentes superiores em relação aos dentes inferiores, ou seja, a arcada de cima não se encaixa direito com a de baixo. A definição mais formal, para a condição, é a que uma mordida cruzada é “uma relação anormal de um ou mais dentes de um arco para o dente oposto ou dentes do outro arco, causados ​​pelo desvio da posição do dente ou posição do maxilar anormal”.

    O problema pode ser hereditário, ou pode ser decorrente de alguma situação. Por exemplo, a maioria dos casos de mordidas cruzadas que ocorrem em crianças são provenientes dos dentes permanentes que cresceram antes que os dentes de leite caíssem. Quando um dente permanente nasce prematuramente, ele não pode crescer adequadamente por conta do espaço que ainda está sendo ocupado pelo dente de leite, o que resulta em problemas de desalinhamento.

    A mordida cruzada também pode ser agravada por hábitos inadequados, como chupar o dedo com frequência ou fazer o uso prolongado da chupeta e da mamadeira.

    Tipos de Mordidas Cruzadas: anteriores e traseiras

    Existem dois tipos de mordidas cruzadas: as anteriores e posteriores. Uma mordida cruzada posterior é o que ocorre quando, em um dos lados, os dentes superiores caem dentro dos dentes inferiores quando você morde. Já uma mordida cruzada anterior é quando os dentes superiores da frente se fecham atrás dos dentes inferiores quando você morde.

    É importante que o diagnóstico e o tratamento do problema sejam feitos de forma precoce, ainda na infância, para evitar complicações mais graves na fase adulta.

    Problemas causados por mordida cruzada

    As mordidas cruzadas que não são tratadas podem causar uma série de problemas de saúde que vão desde questões estéticas, até problemas na saúde bucal como um todo, incluindo gengiva, dentes e ossos de mandíbula. Como mencionamos no começo desse post, a condição pode gerar dores no maxilar, disfunção da articulação temporomandibular e até mesmo gengivites graves, com o recuo das gengivas.

    A mordida cruzada pode gerar até mesmo dores de cabeça por conta do estresse maior que está sendo colocado no maxilar. Portanto, se você ou alguém em sua família desconfia de que sofre por essa condição, o ideal e agendar uma visita com seu dentista para exame completo. Só ele será capaz de identificar o problema e recomendar o melhor tratamento.

    Opções de Correção e Tratamento

    O tratamento ortodôntico é a forma mais comum para solução da mordida cruzada, e quanto mais cedo o problema é detectado e tratado, melhor.

    Para a correção, muitos ortodontistas combinam o tratamento entre expansores e aparelhos ortodônticos. Os expansores trabalham para criar a quantidade correta de espaço entre os dentes para que as mordidas estejam alinhadas em toda a boca. Mas é importante entender que cada caso é diferente e exigirá o seu próprio plano de tratamento.

    De qualquer forma, voltamos a salientar que a melhor forma de corrigir o problema e encontrar o tratamento certo é fazendo uma visita ao seu dentista. A suas visitas ao consultório devem ser frequentes e se tornar um um hábito. No caso das crianças, comece desde o nascimento e saiba que a primeira visita a um ortodontista deve ser por volta dos cinco anos para que o profissional possa fazer um diagnóstico e um acompanhamento do desenvolvimento da dentição da criança.

    Agora que você sabe o que é mordida cruzada, é hora de visitar um consultório odontológico e agendar uma consulta.

    Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente ou deixe um comentário! Vamos ficar felizes em atendê-lo.