Compartilhe...

Share
    • 25 JAN 18
    • 0

    Dentes tortos representam um problema que prejudica não apenas a estética bucal, mas também o corpo inteiro. Acredite: quando não tratados, as condições de desalinhamento dentário podem afetar outras áreas do corpo.

    Se você possui dentes tortos, e deseja entender como o problema afeta todo o seu organismo, continue lendo esse post. Nós esclarecemos algumas das dúvidas mais comuns, e ainda falaremos sobre algumas opções de tratamento.

    Dentes tortos e a saúde do corpo

    Os dentes tortos costumam ser mais percebidos ao longo da infância e adolescência, especialmente depois que os dentes permanentes começam a nascer. É claro que para que o problema seja diagnosticado de forma precoce, indicamos que a primeira visita a um ortodontista seja por volta dos cinco anos de idade.

    É que o ortodontista é o profissional especialista em resolver problemas envolvendo a mordida e o alinhamento dentário. E quanto antes esses problemas forem tratados, mais rapidamente serão vistos os resultados – além de que o diagnóstico precoce ajuda a prevenir situações negativas mais tarde.

    Mas se você não pode fazer um tratamento adequado em relação aos dentes desalinhados ainda na infância, e chegou na fase adulta com o sorriso um pouco torto, saiba que a sua saúde bucal pode estar influenciando uma série de outros problemas em seu corpo. Veja quais:

    1 – Dor na coluna

    Isso mesmo, a dor na coluna pode estar relacionada aos dentes tortos. É que a musculatura de toda a face e do são interligadas e, por consequência, os músculos da coluna também.

    Se você tem dentes ou a arcada dentária desalinhada, pode ser que você esteja forçando de forma inadequada os músculo da face, forçando todo o resto. Além disso, também é provável que você acabe posicionando a sua cabeça de maneira inadequada, prejudicando a postura e, provocando dores na coluna.

    2 – Gengivite e cáries

    Com dentes tortos, a higienização dos dentes fica prejudicada. Especialmente nos casos de apinhamento, ou aglomeramento, os próprios dentes vão acabar retendo mais bactérias difíceis de serem retiradas. E como consequência, o acúmulo de bactérias pode acabar causando a gengivite (inflamação da gengiva), ou mesmo as cáries.

    3 – Problemas digestivos

    Dentes tortos também prejudicam a mastigação, e por consequência, o processo digestivo. É que a digestão se começa com a mastigação adequada dos alimentos: os dentes trituram o alimento antes de serem ingeridos e digeridos por nosso estômago. No entanto, os dentes desalinhados podem fazer com que a mordida seja feita de maneira errada, fazendo com que todo o processo digestivo seja prejudicado.

    4 – Mau hálito

    Como já mencionamos, dentes tortos prejudicam a higienização da boca. Com isso, o número de bactérias e restos de alimentos aumenta significamente, causando mau hálito.

    5 – Maior risco de quebras

    Como é de se esperar, dentes muito salientes ou protuberantes são mais propensos a sofrerem quebras ou rachaduras em caso de acidente.

    6 – Problemas de Baixa autoestima

    Como se já não bastassem todos os problemas que citamos acima, um dos maiores problemas dos dentes tortos é que eles influenciam na aparência do sorriso. E sabemos que em nossa sociedade, um sorriso considerado bonito é aquele que é branco e bem alinhado. E quem tem dentes tortos acaba sofrendo e tendo problemas na estima por conta disso.

    Como deu para perceber, os problemas de dentes tortos não se resumem a fatores estéticos, e podem se estender para muitas partes do organismo. Felizmente, um sorriso desalinhado pode ser corrigido e atualmente existem inúmeros tratamentos dentro da ortodontia capazes de solucionar condições relacionadas à boa mordida.

    Se você sofre por conta de dentes tortos, entre em contato com o seu dentista de confiança e faça uma avaliação do estado de sua saúde bucal. Ele poderá indicar qual é o tratamento adequado ao seu caso, e quais serão os passos para você encontrar o sorriso dos sonhos.

    Tenha em mente que ao endireitar seus dentes, você além de melhorar o seu sorriso, vai também viver uma vida mais feliz e saudável.

    E você, tem alguma outra dúvida? Entre em contato com a gente! Ficaremos muito felizes em ajudá-lo!