Compartilhe...

Share
    • 08 FEV 18
    • 0

    Se você está pensando em buscar um tratamento ortodôntico para você ou para alguém que você cuida, já deve ter se perguntado “qual é a melhor idade para iniciar um tratamento ortodôntico”. De fato, a pergunta é pertinente, já que o tratamento iniciado em uma idade correta pode trazer resultados de maneira mais rápida e duradoura.

    Antes de mais nada, é importante que você saiba que qualquer momento que você tiver uma dúvida sobre o alinhamento dos seus dentes é a hora de visitar um ortodontista e esclarecer as suas perguntas. Mas, existem sim algumas idades que são mais propícias para o início de um tratamento ortodôntico. Falaremos um pouco disso nesse post.

    Com que idade devo visitar um ortodontista?

    Em geral, os ortodontistas concordam que a primeira visita ao consultório de um especialista em ortodontia deve ser feita por volta dos 5 anos de idade. E muitos são os motivos para isso:

    No exame precoce o especialista poderá avaliar se a substituição de dentes de leite por permanentes se fará da maneira correta, e se a criança possui algum problema grave no alinhamento dos dentes e ossos da face. Além disso, o ortodontista pode determinar se haverá espaço suficiente na boca para acomodar os dentes permanentes.

    Outro importante motivo para um exame precoce é que muitas condições são muito mais fáceis de serem tratadas se forem diagnosticadas em estágio inicial. Por exemplo, um dispositivo expansor palatal pode tratar a mordida cruzada de uma criança de maneira mais efetiva (uma condição em que os dentes superiores se fecham dentro dos inferiores) porque na infância o maxilar ainda está se desenvolvendo. No entanto, se não for tratada, a condição pode exigir uma cirurgia mais tarde para corrigir o problema.

    E vale ressaltar que a visita precoce ao ortodontista não significa que o tratamento vai ser iniciado imediatamente, mas ela é necessária para que o especialista já faça o planejamento do tratamento.

    Tratamento ortodôntico em todas as fases da vida

    Ok, você vê aparelhos ortodönticos sendo utilizados por crianças e adolescentes. Mas, que tal começar um tratamento na fase adulta? Isso mesmo! Afinal, a melhor idade para iniciar um tratamento ortodôntico é agora mesmo.

    Se você pensa que tratamentos ortodônticos são direcionados apenas para crianças, você está enganado. Pessoas de qualquer idade podem colher benefícios da ortodontia.

    Portanto, se você sente que seus dentes são tortos, estão desalinhados, sente dificuldade de morder, mastigar ou falar, é hora de visitar um consultório odontológico e fazer uma avaliação. O seu dentista poderá fazer os exames necessários para entender a situação da saúde bucal da sua boca, e traçar o melhor caminho para tratamento.  

    Quais problemas são solucionados na ortodontia?

    De dentes tortos a mordidas desalinhadas, a Ortodontia é uma área da odontologia responsável por solucionar problemas de alinhamento do sorriso e ossos da face.

    E é importante ressaltar que embora muitas pessoas pensam que os aparelhos dentários apenas deixam os dentes retos, é possível solucionar muitos outros problemas por meio da ortodontia.

    Um ortodontista é capaz de avaliar muitas situações quando você entra para uma consulta. Os dentes são retos? Eles se encontram corretamente? A sua língua fica fora na parte da frente mesmo quando os dentes se fecham? A sua mandíbula dói ou estala? Você tem muita apinhamento, ou espaços entre dentes? Você perdeu todos os dentes de leite? Os seus dentes e gengivas são saudáveis? Você tem problemas para respirar ou falar? Você tem dores de cabeça?

    Os ortodontistas avaliam a qualidade da sua “mordida” – que é o momento em que os dentes superiores e inferiores se encontram quando você abre e fecha a boca. E acredite: com uma boa mordida, você evita vários outras doenças.

    Agora é sua vez.

    Você já sabe que toda idade é a melhor para começar um tratamento ortodôntico. Então, que tal começar o seu agora mesmo?

    Se você tem dúvidas, comentários, ou quer saber qual é o melhor tratamento para o seu caso, entre em contato com a gente e agende uma avaliação!