• Rua Eurico Hosterno, nº 300 - Santa Mônica
  • Av. Mauro Ramos, 1861 - Sala 1002 - Edifício Terra Nova - Centro - Florianópolis - SC
  • (48) 3024-2929
  • (48) 99106 1300
  • contato@magdakoerich.com.br

Compartilhe...

Share
    • 10 JAN 18
    • 0

    A Maloclusão, ou a mordida irregular e o desalinhamento dos dentes são problemas bastante comuns. A parte boa é que, como já explicamos diversas vezes aqui no blog, essas condições podem ser tratadas e corrigidas.

    O que muita gente não sabe é que a causa para movimentações dentárias incorretas pode estar em problemas na gengiva. Vamos explicar um pouco mais ao longo do post, então, fique com a gente.

    A gengiva e o posicionamento dos dentes

    Uma série de fatores faz com que os nossos dentes permaneçam na posição correta, e a gengiva é um desses itens. Explicando um pouco melhor, nossa dentição se mantém em determinada posição por conta de algo que chamamos de “equilíbrio ortodôntico”.

    Esse equilíbrio é uma combinação de várias forças que são exercidas sobre os dentes e que se anulam – como a pressão exercida pela língua na parte de dentro dos dentes, e pelos lábios no lado de fora, por exemplo.

    Outra variável importante para o equilíbrio ortodôntico  é a posição correta da gengiva e do osso que sustenta o dente. Quando um paciente possui a doença periodontal em grau avançado, o dente fica mais propenso a sofrer mudanças em sua posição.

    Uma condição diretamente relacionada a esse comprometimento periodontal é o Espaçamento Progressivo de Incisivos. O EPI é uma migração dos dentes derivada da alteração no equilíbrio das forças que mantém a posição normal deles.

    Problemas de gengiva e o uso de aparelho ortodôntico

    Antes de mais nada, é interessante entender o conceito de gengivite: ela é uma inflamação da margem gengival (tecido que cerca os dentes), que pode progredir e afetar os ossos que suportam os dentes. A gengivite pode ser classificada em três etapas, – da menos severa até a mais severa: gengivite, periodontite e periodontite avançada.

    A gengiva saudável protege os dentes e sua raiz. Mas quando ela não é bem cuidada, pode influenciar em condições como a retração gengival e a perda óssea ao redor do dente. É exatamente esta perda ossea que potencializa o surgimento do EPI.

    Você pode observar o Espaçamento Progressivo dos Incisivos especialmente entre pacientes adultos, que começam a ter espaçamentos progressivos entre os dentes superiores da frente. O surgimento desses espaços se deve à alteração no suporte ósseo dos dentes em decorrência da periodontite severa. Pacientes com EPI também apresentam com certa frequência o quadro de mordida profunda.

     

    O tratamento de EPI

    Apesar de o problema ter origem na gengiva, e por conta disso, exigir um periodontista e sua responsabilidade para solucioná-lo, a melhor forma de tratamentos exige uma abordagem multidisciplinar, com o apoio do ortodontista para corrigir o alinhamento dos dentes.

    O periodontista fará uma abordagem para o tratamento da gengiva, já que ele é o especialista responsável pela saúde dos tecidos que cercam os dentes, ou seja, osso e gengiva. Em contra-partida, o ortodontista fará uma avaliação e o planejamento para a correção do posicionamento dos dentes incisivos.

    Problemas no alinhamento dos dentes podem gerar doenças na gengiva

    Problemas na gengiva influenciam condições adversas no alinhamento dos dentes, mas o contrário também acontece: se você demora para corrigir problemas no alinhamento dos dentes, pode sofrer por doenças na gengiva. Por exemplo, se seus dentes são apinhados ou tortos, e você tem a higienização prejudicada, você tem um risco maior de desenvolver gengivites.

    A importância de tratamentos ortodônticos

    Cuidar dos seus dentes é uma questão muito além do fator estético: a boa dentição influencia na saúde do corpo como um todo. E a ortodontia é uma especialidade odontológica que vai ajudar você a encontrar o sorriso perfeito, enquanto soluciona uma série de outros problemas.

    Um tratamento ortodôntico tem uma série de benefícios:

    • Melhora a respiração;
    • Melhora a Fonética e a Digestão;
    • Facilita a higienização;
    • Diminui o risco de doenças gengivais, e outros

    Por isso, se você desconfia de problemas no alinhamento dos seus dentes, não perca tempo! Agende uma consulta e faça uma avaliação com um ortodontista!

    Tem alguma dúvida ou comentário? Entre em contato com gente!