• Rua Eurico Hosterno, nº 300 - Santa Mônica
  • Av. Mauro Ramos, 1861 - Sala 1002 - Edifício Terra Nova - Centro - Florianópolis - SC
  • (48) 3024-2929
  • (48) 99106 1300
  • contato@magdakoerich.com.br

Compartilhe...

Share
    • 03 ABR 18
    • 0

    Para quem ainda não sabe, a Ortodontia é uma especialidade da odontologia que se concentra no alinhamento dos dentes. Os tratamentos ortodônticos costumam ser feitos a partir do uso de aparelhos e retentores e acredite: Não importa a idade, nunca é tarde demais para melhorar a sua saúde dental e melhorar o seu sorriso com o uso de aparelhos ortodônticos.

    Se você sofre por problemas no alinhamento dos dentes, antes de mais nada, precisa saber que a maloclusão pode ter diferentes origens: hereditária, naturais, por conta de hábitos ruins (como sucção da chupeta, dos dedos), por problemas respiratórios, cáries dentais, perda de dentes, impactos, e muito mais.

    Mas não importa a sua origem, os problemas de alinhamentos podem ser tratados na ortodontia. Com um diagnóstico, planejamento e o tratamento adequado, qualquer pessoa pode ter um sorriso bonito e alinhado.

    Por que começar um tratamento ortodôntico hoje mesmo?

    São muitos os benefícios do uso de aparelhos ortodônticos, já que eles afetam positivamente a função, saúde e aparência dos dentes.

    • Função: Se você possui um sorriso desalinhado, pode ter a função mastigatória debilitada e todos os problemas consequentes disso. Com dentes corretamente alinhados, depois de um tratamento ortodôntico, você terá uma melhor mastigação, e mordida.
    • Saúde: Dentes tortos, apinhados ou sobrepostos dificultam a higiene oral, gerando uma série de transtornos. Como você deve saber, a limpeza inadequada da boca provoca o acúmulo de bactérias e aparecimento de cáries e doenças gengivais. Portanto, a correção do alinhamento dos dentes por meio do uso de aparelhos ortodônticos vai contribuir para a boa higienização e cuidado com a boca.
    • Aparência: Finalmente, as pessoas consideram que dentes alinhados são mais bonitos. E você há de concordar que um sorriso é o cartão de visitas de qualquer pessoa, e pode ajudar na auto estima e confiança, gerando mais facilidade nas trocas sociais.

    Quais problemas são tratados na ortodontia?

    Existem muitos problemas que podem ser corrigidos por meio de tratamentos ortodônticos. Aqui está uma lista dos mais comuns:

    • Prognatismo: Quando o maxilar inferior se estende além do maxilar superior, fazendo com que os dentes inferiores se posicionem na frente dos dentes superiores.
    • Sobremordida: Quando os dentes superiores cobrem excessivamente os dentes inferiores. Em alguns casos, os inferiores mordem o teto da boca.
    • Apinhamento: Se os dentes não tiverem espaço suficiente, eles nascem tortos e aglomerados.
    • Diastema: Quando você tem lacunas entre seus dentes por conta de dentes pequenos, dentes faltantes, um arco dental largo ou outros problemas de espaçamento.
    • Mordida Cruzada: Quando um ou mais dentes superiores se assentam atrás dos dentes inferiores. Pode ocorrer em ambos os lados ou apenas um lado da boca.
    • Mordida aberta: Aqui, os dentes da frente superior e inferior não fazem nenhum contato quando os dentes traseiros estão fechados. Este problema é bastante comum, e muitas vezes é causado por pelo hábito de sucção de dedo ou chupeta durante a infância.
    • Erupção anormal: Quando o dente nasce fora do local adequado (sorriso encavalado).
    • Apinhamento: Quando o posicionamento alinhado dos dentes na arcada é prejudicado pela falta de espaço. Essa condição normalmente afeta mais os dentes inferiores anteriores.

    Quando começar um tratamento?

    O ideal é que a primeira visita a um ortodontista para a avaliação da condição dos dentes na boca seja feita por volta dos 5 anos de idade. O exame precoce de uma criança permite que o especialista faça o diagnóstico de problemas ortodônticos antes mesmo de eles terem grandes efeitos negativos na saúde bucal do paciente. Assim, ele poderá planejar antecipadamente qualquer tratamento, se necessário.

    Caso contrário, ele fará orientações aos pais para que retornem ao consultório num outro momento para nova reavaliação ou até mesmo para iniciar o tratamento ortodôntico. É importante ressaltar que a visita precoce não significa que a criança sairá do consultório com aparelhos. Mas significa que o ortodontista já poderá fazer um planejamento e acompanhamento da saúde bucal do pequeno paciente.

    Mas se você já passou da infância, ou mesmo da adolescência, e desconfia que pode se beneficiar de um tratamento ortodôntico, não hesite em visitar um consultório hoje mesmo! Como já falamos aqui no blog, pessoas de qualquer idade podem colher benefícios dos tratamentos ortodônticos.

    E você? Está pronto para começar a usar aparelho dentário? Tem alguma outra pergunta? Entre em contato  e agende uma avaliação. Ficarei feliz em esclarecer suas dúvidas!