Compartilhe...

Share
    • 19 DEZ 17
    • 0

    A gente sabe que o resultado de um tratamento de ortodontia costuma trazer excelentes resultados: Na maioria dos casos, depois que o uso dos aparelhos não se faz mais necessário, o paciente finalmente pode sorrir à vontade, com dentes alinhados, bonitos e funcionais.

    Mas por muita gente, o caminho até chegar aos dentes perfeitos é considerado trabalhoso. É que durante o tratamento, a manutenção do aparelho se faz necessária, e requer visitas regulares ao dentista, e uma série de outros cuidados com a saúde bucal.

    Se você é uma dessas pessoas que acreditam que a manutenção do aparelho é cansativa e desconfortável, aqui vai uma dica: ela é importantíssima para o sucesso do tratamento.

    O que é manutenção do aparelho?

    A manutenção do aparelho ortodôntico é a fase de cuidados com o tratamento que envolve visitas regulares ao ortodontista. Ela é importante por vários motivos, e se feita de forma irregular, pode fazer com que o tratamento seja prolongado.

    Para quem ainda não sabe, todo o aparelho ortodôntico, tanto o fixo quanto móvel, funciona à base de ajustes. Depois da fase de planejamento, onde são identificados os problemas bucais do paciente, o ortodontista monta um aparelho sob medida, que vai sendo ajustado de acordo com a movimentação dos dentes e da arcada durante o tratamento.

    Portanto, as consultas de manutenção servem para que o aparelho seja ajustado, garantindo que o dente e a arcada se movimentem de maneira correta até que a mordida fique perfeita.

    A manutenção também serve para que o dentista entenda a evolução do tratamento, ouça as queixas do paciente, e o oriente para o melhor andamento do tratamento.

    Como é uma consulta de manutenção do aparelho

    Seja no caso dos aparelhos fixos ou móveis, o dentista vai aproveitar a consulta para substituir as ligaduras elásticas ou as molas e elásticos, fios e borrachas que formam cada tipo de aparelho. Além disso, o profissional irá conferir se está tudo certo com o aparelho ortodôntico, e se o tratamento está cumprindo o resultado esperado.

    O ortodontista também irá aproveitar a consulta de manutenção para verificar se a limpeza dos dentes está em dia. Somente no consultório o profissional pode diagnosticar possíveis problemas bucais, como tártaro, acúmulo de placa bacteriana, problemas gengivais, entre outros, que podem não ser percebidos tão facilmente por conta do aparelho. Assim, na visita de avaliação, ele poderá passar uma série de recomendações ligadas ao andamento do tratamento.

    O incômodo é passageiro

    A gente entende que as consultas de manutenção podem parecer incômodas já que logo nos primeiros dias após a visita ao dentista, alguns dos pacientes se queixam de dores e desconforto no local. Mas é importante lembrar que a dor é suportável, e passa depois de alguns dias.

    Se, no seu caso, as consultas de manutenção são muito dolorosas e você é muito sensível a dor, lembre-se de pedir para o seu ortodontista receitar alguns analgésicos para minimizar o problema. Aliás, você também pode seguir as dicas do post em que ensinamos a aliviar as dores do aparelho ortodôntico.

    Não falte ao tratamento

    Acredite: o sucesso do seu tratamento depende das visitas regulares ao dentista. Sem os devidos ajustes, o aparelho pode até mesmo prejudicar o alinhamento do seu sorriso, e o que era para deixar os seus dentes bonitos pode virar uma dor de cabeça.

    Se você não respeita o tempo das visitas indicado pelo seu dentista, pode acabar fazendo com que o período para uso do aparelho seja prolongado, resultando no atraso do tratamento.

    No tratamento ortodôntico, os resultados dependem das habilidades do ortodontista, mas também da cooperação do paciente. Portanto, não deixe de comparecer às visitas já que essa é a sua parte na hora de buscar sucesso no tratamento. Acredite, o esforço valerá a pena!

    E agora que você entendeu o que é e qual é a importância da manutenção do aparelho, chegou a hora de colocar em prática!

    Se você tem alguma dúvida, entre em contato com a gente e agende uma avaliação!