Compartilhe...

Share
    • 07 MAR 18
    • 0

    Quem quer ter dentes alinhados e bonitos sabe que a principal solução envolve o uso de aparelhos ortodônticos. Acontece que muita gente tem medo de buscar esse tipo de tratamento, especialmente quem já está na fase adulta, porque o aparelho pode ser um pouco chamativo e nada discreto. Nessas horas, entram os tratamentos com aparelhos safira, que são uma alternativa interessante para quem se preocupa com a estética.

    Para quem não sabe, o aparelho Safira, ou aparelho de Cristal de Safira como também é conhecido, é um tipo específico de aparelho de porcelana. Ele é um dos tipos mais modernos, feito de um material extremamente transparente, o que faz com que ele seja mais bonito, esteticamente falando. Ele é quase imperceptível quando colocado na boca. Mas afinal, quais são as vantagens e desvantagens de um aparelho safira?

    Como funciona o aparelho de safira?

    O tratamento ortodôntico que se utiliza de um aparelho de safira funciona de forma semelhante ao aparelho tradicional aparelho de metal, e tem a mesma função, já que é a de levar o dente para a posição correta. A maior diferença entre o aparelho de safira e os demais é a função estética, já que ele é mais discreto na boca e se mistura com a cor natural dos dentes.

    O que muita gente não sabe é que os aparelhos de safira podem permanecer transparentes durante todo o tratamento por conta da sua estrutura microcristalina e de sua superfície uniforme que evitam o acúmulo de placas.

    O aparelho é fabricado com um material leve, que não cria desconforto, e é completamente inofensiva para os dentes mucosas da boca – ao contrário das chaves de metal, que podem causar alergia.

    Quais são as vantagens?

    Os aparelhos ortodônticos de safira, ou estéticos – como são conhecidos, chegam muito próximo da transparência, porque são translúcidos. Isso significa que eles são praticamente invisíveis. Além disso, eles possuem as mesmas funcionalidades dos metálicos. Isso quer dizer que qualquer que seja o seu problema ortodôntico, há um aparelho de safira equivalente que poderá ser usado na solução.

    Os aparelhos de safira também são mais confortáveis e menos irritantes que os metálicos ou de cerâmica; Eles não mancham e são hipoalergênicos, tornando-os a escolha perfeita para pacientes de todas as idades.

    Não bastasse tudo isso, eles são bastante resistentes porque são fabricados com porcelana. Isso quer dizer que você poderá seguir a dieta indicada por seu dentista sem medo de danos ao seu aparelho, ou dentes.

    Quais sao as desvantagens?

    A principal desvantagem do aparelho de cristal de safira é o preço. Como ele costuma ter suas peças importadas, e ele alia a estética a sua função de corrigir o sorriso de forma discreta, ele tem um valor um pouco maior do que os outros tipos de aparelho.

    O material praticamente transparente, é forte e resistente, e não descola ou quebra com facilidade. Por isso, é de se esperar que corrigir o sorriso de forma discreta acabe ficando com o preço um pouco maior.

    Mas é importante pensar no valor agregado de investimento, já que ao final do tratamento você vai ter o sorriso que sempre sonhou.

    Qual é o melhor aparelho de safira para o seu caso?

    A escolha do tipo de aparelho correto para o melhor tratamento do seu problema bucal vai depender do diagnóstico do ortodontista. Na verdade, a escolha é o resultado de uma parceria entre você e o seu dentista. Você vai precisar observar a relação custo-benefício, o tempo que você pretende investir, e a condição atual da sua saúde bucal.

    Mas antes de escolher, lembre-se que um sorriso alinhado significa saúde. Ele não fica apenas bonito fisicamente, mas ele promove uma série de benefícios ao organismo como um todo:

    • Dentes retos e uniformemente espaçados são mais fáceis de serem higienizados;
    • Além disso, eles melhoram o processo de mastigação, o que pode influenciar positivamente  na digestão.
    • Dentes alinhados também melhoram a mordida, reduzindo o estresse aplicado nos músculos da face, e diminuindo também as dores de cabeça e tensões no pescoço e ossos da face.

    Portanto, se você está pensando em optar por um tratamento que use aparelho safira, converse com o seu dentista de confiança! Ele saberá indicar o melhor modelo para você.

    Entendeu quais são as vantagens e desvantagens de um tratamento que se utiliza de aparelhos safira? Tem alguma outra dúvida?

    Entre em contato  e agende uma avaliação!