• Rua Eurico Hosterno, nº 300 - Santa Mônica
  • Av. Mauro Ramos, 1861 - Sala 1002 - Edifício Terra Nova - Centro - Florianópolis - SC
  • (48) 3024-2929
  • (48) 99106 1300
  • contato@magdakoerich.com.br

Compartilhe...

Share
    • 09 ABR 18
    • 0

    Se você sofre por dentes tortos, ou foi diagnosticado com algum problemas ortodônticos, você deve estar começando a entender a sua condição e a pesquisar as opções de tratamento.

    De fato, muitas pessoas recorrem a tratamentos ortodônticos para solucionarem os problemas de alinhamento dos dentes e ossos da mandíbula e maxilar, já que esta é a área da odontologia responsável por isso. Mas antes de acordar com o seu ortodontista qual é a melhor opção de aparelho para o seu caso, é importante entender as implicações de ter um objeto estranho instalado em sua boca.

    Quais são os prós e contras do uso do aparelho metálico?

    Como você deve saber, os aparelhos ortodônticos de metal têm suas vantagens e desvantagens. Se você está se perguntando quais são os prós e contras do tratamento, basta continuar a leitura e contaremos tudo neste post!

    As vantagens do aparelho metálico

    A opção por um tratamento ortodôntico com o uso de aparelhos metálicos convencionais pode ter inúmeras vantagens:

    • Correção pode ser facilmente acompanhada: Um dos principais benefícios dos aparelhos metálicos, fixos especialmente, é que eles oferecem um excelente controle dos dentes para que você e o seu dentista possam ter certeza de que eles estão se movendo corretamente. Isso porque os fios metálicos e os suportes são fixados no dente, e a cada visita, o dentista pode removê-los e entender a progressão do seu quadro.
    • Solução para vários problemas bucais: Outra grande vantagem é que ele pode tratar problemas relacionados a dentes tortos, sorrisos apinhados ou aglomerados, e mordidas mal alinhadas. É importante ressaltar que quando os dentes estão muito próximos ou difíceis de serem alcançados, eles são também mais difíceis de serem higienizados, aumentando a probabilidade de cárie dentária e gengivites.  O alinhamento deficiente dos dentes também pode gerar problemas na hora da mastigação, respiração e fala, bem como dores nos músculos da face e pescoço. Os aparelhos dentários de metal podem solucionar todos esses problemas.
    • Resistente: Finalmente, outra grande vantagem é que eles são resistentes, e se você tomar os devidos cuidados, não terá grandes problemas. A maioria dos casos de quebras nos fios ou outras partes do aparelho são de pacientes que não observaram nossas indicações de cuidados com o aparelho.

    As desvantagens do aparelho metálico

    Apesar dos muitos benefícios, o aparelho metálico possui algumas desvantagens que não podemos deixar de mencionar. Como ele é um objeto estranho ao organismo, ele pode gerar sim algum desconforto.

    • Dificuldade na hora da limpeza: Os fios e braquetes do aparelho metálico possuem muitas partes que prendem alimento. Além disso, eles bloqueiam o acesso aos dentes, os que pode dificultar a escovação, o uso do fio dental, e o enxágue adequado. Esses restos de alimentos não removidos corretamente aumentam o número de bactérias na boca, que podem resultar em cárie dentária.
    • Desconforto: Além disso, o próprio aparelho podem ser incômodo: o atrito dos fios e outras partes pode pequenas irritações ou lesões na parte interna da boca. Além disso, durante a instalação, manutenção e remoção de rotina, os ortodontistas precisam trabalhar com instrumentos afiados, que, ocasionalmente, podem gerar pequenos ferimentos na cavidade oral do paciente.

    Mas é interessante perceber que todas esses incômodos são remediáveis, e por isso, durante o tratamento, a cooperação entre ortodontista e paciente é essencial.

    Qual aparelho escolher?

    Como já deixamos claros aqui em diversos posts no blog, quem vai poder ajudar você a escolher o melhor aparelho ortodôntico para o seu caso é o seu dentista. Por meio de uma série de exames ele vai poder dar o melhor diagnóstico e traçar o curso do seu tratamento.

    Com a ortodontia moderna, muitas são as opções de aparelhos dentários, e você não precisa ficar preso à opção dos aparelhos metálicos tradicionais.

    Ortodontia: muito mais do que uma solução estética

    Sabemos que um sorriso alinhado e bonito é o cartão de visitas de qualquer pessoa, e pode trazer vários benefícios para a estética e auto estima de uma pessoa. Mas muita gente não sabe que a mordida correta pode prevenir diferentes problemas, como dores na mandíbula, cabeça e pescoço, mastigação deficiente e entre outros.

    E agora que você entendeu as vantagens e desvantagens de um tratamento com aparelho metálico, converse com o seu dentista para escolher qual opção de tratamento combina com você.

    E lembre-se: se você ainda tem dúvidas, ou deseja fazer uma avaliação, entre em contato!