Compartilhe...

Share
    • 01 MAR 18
    • 0

    Se você é um dos que ainda acreditam que o aparelho ortodôntico é mais indicado para crianças e adolescentes, ou acha que o dispositivo pode ficar um pouco chamativo em sua boca, aqui vai uma notícia: existem opções de aparelhos ortodônticos estéticos, que são quase imperceptíveis, e podem corrigir o seu sorriso de maneira eficiente e discreta. O uso deles é indicado para todas as idades, e a eficiência é comprovada.

    A diferença do aparelho estético para os outros tipos de aparelhos ortodônticos é que ele possui peças que imitam a cor dos dentes, e por isso, não prejudicam a aparência do sorriso. Esse tipo de aparelho pode ser fixo ou móvel, e pode ser uma boa opção para quem busca o um sorriso alinhado, mas não quer chamar a atenção para o uso de um aparelho convencional.

    As vantagens de um tratamento com aparelho estético

    Tratamentos ortodônticos têm inúmeros benefícios, como já explicamos diversas vezes aqui no blog. Mas quando falamos especificamente dos aparelhos estéticos, as vantagens podem ser ainda melhores:

    1 – O aparelho é discreto

    Como já destacamos aqui, uma das principais vantagens dos aparelhos estéticos é o fato de serem quase imperceptíveis. O aparelho de Safira é o que chega mais próximo da transparência porque é translúcido, ou seja, praticamente invisível. Mas existem diferentes tipos de aparelhos estéticos, e cada um pode ser adotado de acordo com a necessidade do paciente.

    2 – Funcionam como qualquer outro aparelho metálico

    Seja qual for o problema de alinhamento que você enfrenta na boca, e qual for a sua indicação para alinhar os dentes, é bem provável que você encontre uma opção de tratamento correspondente por meio do uso de aparelhos transparentes.

    3 – São tão resistentes quanto os convencionais

    Os aparelhos ortodonticos transparentes são confeccionados em porcelana ou porcelana monocristalina, que são materiais bastantes resistentes. Então, se você tinha receio de que esse tipo de aparelho fosse mais fraco, pode deixar o medo de lado.

    4 – O aparelho continua transparente até o final do tratamento

    Os aparelhos estéticos feitos de porcelana ou safira se mantém transparentes até o final do tratamento. Mas é importante ressaltar que as “borrachinhas” amarelam, e por isso, é interessante conversar com seu dentista sobre a possibilidade de colocar um aparelho fixo estético autoligado, que dispensa o uso de “borrachinhas”.

    5 – A higiene não é prejudicada

    Quem utiliza o aparelho estético invisível móvel não precisa mudar seus hábitos de higiene bucal. Basta apenas retirar o acessório, escovar os dentes e fazer o uso do fio dental normalmente. O trato com os dentes fica até mais facilitado, considerando que eles já estão voltado para a posição correta.

    6 – O tratamento é bastante rápido

    O aparelho autoligado transparentes é um modelo de aparelho estético discreto, feito de forma que elimina o uso borrachinha. Ele dá bastante autonomia ao paciente, diminuindo o número de visitas ao dentista e facilitando a higienização dos dentes durante o tratamento.

    As desvantagens de um tratamento com aparelho estético

    A principal desvantagem de um tratamento com aparelho estético é o preço, que é um pouco maior do que os aparelhos ortodônticos convencionais. A colocação e manutenção também podem ser um pouco dispendiosas, e por conta disso, muitas pessoas acabam desistindo de um tratamento do tipo.

    O preço alto fica por conta do fato de que a maioria desses aparelhos ainda utiliza materiais importados. Mas como são bastante resistentes, e por todas as vantagens que já explicamos aqui no post, o investimento vale a pena.

    Quem pode usar um aparelho estético?

    Qualquer paciente com o diagnóstico de que necessita de um aparelho bucal pode utilizar um aparelho estético, embora ele seja mais procurado por adolescentes e adultos. Mas a escolha do tipo de aparelho vai depender do problema bucal encontrado por seu ortodontista.

    É que o profissional precisa considerar a condição bucal antes de fazer o planejamento do melhor tratamento – e consequentemente, o tipo de aparelho. Portanto, se você desconfia que precisa utilizar um aparelho dentário, e deseja uma solução mais discreta, agende uma consulta com o seu ortodontista e converse com ele sobre as possibilidades.

    E você, ainda tem alguma dúvida? Entre em contato  e agende uma avaliação! Ficaremos felizes em atendê-lo!